Você sabe o que são os probióticos e sua finalidade? O termo “probiótico” deriva do grego e significa “pró-vida”, e nada mais são do que micro-organismos vivos que beneficiam a saúde.
Além disso, eles são considerados bactérias do bem e estão diretamente ligados aos produtos lácteos fermentados, como iogurtes, leites fermentados, queijos, e também podem estar presentes em legumes e verduras.
Ou seja, eles são os famosos lactobacilos e são muito benéficos à nossa saúde, aumentando a defesa do organismo e contribuindo para a regulação e bom funcionamento do intestino. Interessante, né?
Quer saber mais sobre eles? Nós explicamos!
Definidos como microrganismos vivos, os probióticos agem de forma positiva no organismo das pessoas, melhorando – principalmente - as funções do intestino, como pontuamos no parágrafo anterior.
Desta forma, para que os benefícios deles sejam sentidos no corpo e na saúde, é recomendável que um adulto consuma uma dose de 5 a 10 bilhões de unidades diárias, porém, a quantidade pode variar de acordo com a necessidade.
Para tirar um melhor proveito dos probióticos, é muito importante manter uma alimentação equilibrada e consumir uma quantidade adequada. Outro ponto a levar em consideração está relacionado à prática esportiva, em que eles (os probióticos) têm se tornado cada vez mais populares entre os atletas.
Isso porque, aliado aos benefícios para a flora intestinal e sistema imunológico, o consumo de probióticos contribuiu para um maior desempenho no exercício físico, melhorando a carga de treinamento e reduzindo o risco de doenças respiratórias. Por isso, ao realizar qualquer tipo de alteração na sua alimentação, fale com um profissional.
Probióticos para crianças: quando começar?
Ainda não há uma regra específica de quando a criança deve começar a ingerir probióticos, no entanto, profissionais da área da saúde indicam que o consumo pode ser introduzido no período entre 18 a 24 meses de idade, o qual auxilia na prevenção de doenças, como gastroenterite aguda, doença inflamatória intestinal e doenças alérgicas.
Conheça os principais benefícios dos probióticos:
- Controle da microbiota intestinal;
- Estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos;
- Redução da população de bactérias maléficas ao organismo;
- Melhora da digestão da lactose e redução de sintomas da intolerância à lactose;
- Auxílio no sistema imune;
- Alívio da constipação;
- Tratamento e prevenção da diarreia aguda;
- Aumento da absorção de vitaminas e minerais;
- Redução do risco de osteoporose;
- Redução do risco de câncer colorretal;
- Redução da atividade ulcerativa;
- Prevenção da dermatite atópica;
- Diminuição da distensão abdominal;
- Flatulência na Síndrome do Intestino Irritável.
Como inserir os probióticos no seu dia a dia?
Alguns exemplos de alimentos probióticos são:
- Iogurte: um dos alimentos mais conhecidos e é feito com a fermentação das bactérias do leite.
- Leite fermentado: contém lactobacilos vivos que regulam a microbiota, entretanto, é importante prestar atenção na quantidade de açúcar presente nele.
- Kefir: é um tipo de leite fermentado e produz uma colônia de bactérias que se reproduz rapidamente. Contudo, por ser uma produção caseira, é importante ficar de olho para evitar a contaminação por microrganismos patogênicos.
- Kombucha: bebida fermentada produzida por meio de chás.
- Chucrute: prato típico alemão. Além de um alimento probiótico, ele é rico em vitaminas C e K e tem poucas calorias.
- Missô: pasta fermentada de arroz, cevada e soja.
- Picles: conserva de vegetais que pode ser feita com cenoura, pepino, couve-flor e outros.
Uma forma ainda mais simples e prática de incluir os probióticos na sua rotina é através da suplementação. Converse com seu nutricionista para saber qual o mais indicado para você!
Gostou das nossas dicas? Aproveite para contar pra gente como você tem cuidado da sua saúde e quais desses probióticos fazem parte da sua rotina.
Acesse nossa newsletter e receba nossos conteúdos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida.