Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!
Conheça os tipos de ginseng e os inúmeros benefícios dessa planta para sua saúde
Zapeando pelos canais de TV você já deve ter visto comerciais vendendo cápsulas de ginseng. Mas já parou para pensar o que é ginseng e quais seus benefícios para a saúde?
O ginseng é uma raiz medicinal de origem chinesa da família Araliceae que tem vários subtipos. O mais comum é o Panax ginseng.
Entre seus inúmeros benefícios estão: aumento da energia, efeito anti-inflamatório, melhora da imunidade, circulação sanguínea, controle do açúcar no sangue entre outros.
Além do ginseng asiático existem também outras espécies, até uma brasileira: a Pfaffia Paniculata, que é bastante cultivada no Sudeste e, apesar de não gostar de temperaturas baixas, também podem ser encontrada em plantações nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quais os benefícios do Ginseng?
1 – Ajuda a melhorar a imunidade
Alguns estudos descobriram que o ginseng pode estimular o sistema imunológico. Há evidências de que um tipo específico de extrato de ginseng americano pode diminuir o número e a gravidade dos resfriados em adultos.
2 – Pode ajudar a regular o açúcar no sangue
Vários estudos em pessoas mostraram que o ginseng pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes.
3 – Pode ajudar a melhorar a atenção
Estudos indicam que o ginseng pode dar um impulso de curto prazo à concentração e ao aprendizado. Alguns estudos de desempenho mental combinaram ginseng com extrato de folhas da árvore ginkgo, outro remédio tradicional que ajuda na demência.
4 – Possui efeito anti-inflamatório
Estudos da Faculdade de Medicina Oriental, na Coreia, mostraram que extratos de ginseng e compostos de ginsenosídeos podem inibir a inflamação e aumentar a capacidade antioxidante nas células.
Os cientistas descobriram que o extrato de ginseng vermelho coreano reduziu a inflamação e melhorou a atividade antioxidante nas células da pele de pessoas com eczema
5 – Pode ajudar na disfunção erétil
Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que o ginseng pode ser uma alternativa útil para o tratamento da disfunção erétil (DE) em homens.
Os cientistas acreditam que os compostos contidos na raiz podem proteger os vasos sanguíneos e tecidos do pênis contra o estresse oxidativo e ajudar a restaurar a função normal do órgão.
Além disso, estudos mostraram que o ginseng pode promover a produção de óxido nítrico, um composto que melhora o relaxamento muscular no pênis e aumenta a circulação sanguínea da região.
6 - Tem benefícios potenciais contra o câncer
Estudos em conjunto com a Universidade de Chicago (EUA), estão investigando a relação do ginseng com a redução do risco de certos tipos de câncer
Os ginsenosídeos nesta erva ajudaram a reduzir a inflamação e fornecer proteção antioxidante.
Isso porque o ciclo celular é o processo pelo qual as células crescem e se dividem. Os ginsenosídeos podem beneficiar este ciclo, impedindo a produção e o crescimento celular anormais.
Além disso, vários estudos concluíram que as pessoas que tomam ginseng podem ter um risco 16% menor de desenvolver câncer.
E mais: de acordo com estudos da Universidade de Hong Kong, o ginseng também pode ajudar a melhorar a saúde dos pacientes submetidos à quimioterapia, reduzir os efeitos colaterais e aumentar o efeito de alguns medicamentos.
7 - Pode combater o cansaço e aumentar os níveis de energia
Vários estudos em animais relacionaram alguns componentes do ginseng, como polissacarídeos e oligopeptídeos, com menor estresse oxidativo e maior produção de energia nas células, o que poderia ajudar a combater a fadiga.
E quais os tipos de Ginseng?
1 – Ginseng Coreano
Também conhecido como Ginseng Asiático ou Vermelho, esta variedade é altamente valorizada e procurada em todo o mundo. É considerado o ginseng original com as melhores propriedades medicinais disponíveis.
2 – Ginseng Americano
O ginseng americano refere-se à sua espécie e não à região de crescimento. Acredita-se que ele seja bom para combater a fadiga e o cansaço e ajuda a melhorar a saúde celular.
3 – Ginseng Siberiano
Esta variante não é um verdadeiro ginseng, mas tem algumas propriedades medicinais. É o menos potente de todos os diferentes tipos de ginseng disponíveis e geralmente é recomendado para aqueles que lidam com estresse metabólico. Pode ajudar a dar um impulso nos níveis de energia.
4 – Ginseng Indiano
Conhecida como ashwagandha é amplamente utilizada na medicina ayurvédica. Embora ofereça uma variedade de benefícios à saúde, a maioria antioxidante, a ashwagandha também é considerada um ginseng.
Como consumir o Ginseng?
A raiz pode ser consumida na forma de pó, cápsulas, chá e até como mistura em sopas. Mas atenção! Lembra do começo deste texto? É preciso tomar cuidado com propagandas que prometem resultados milagrosos! Procure uma empresa idônea.
E mais: antes de adicionar o ginseng na dieta, converse com um profissional da área como médico ou nutricionista para consumi-lo de forma correta.