Muito comum na região do Mediterrâneo, em países como Grécia, Marrocos, Tunísia e Israel, a oliveira (Olea europaea L.,) é mais conhecida pelas azeitonas, mas o extrato das suas folhas é usado para cuidados com a saúde há séculos.
Já foi comprovado que pessoas que seguem a dieta mediterrânea têm taxas mais baixas de doenças e mortes relacionadas ao câncer.
Mas o que tem o extrato de folha de oliveira de especial?
Seu maior poder são os antioxidantes, principalmente os polifenóis. Os cientistas acreditam que esses nutrientes desempenham um papel importante na prevenção de várias doenças.
Entre estes polifenóis um em particular se destaca, a oleuropeína. Segundo um estudo da Universidade de Viçosa (MG), as folhas de oliveira são ricas nesta substância.
Além de ser um dos compostos fenólicos mais abundantes presentes nas folhas de oliveira, possui importantes propriedades biológicas (anti-inflamatória, antiaterogênica, anticancerígena, antimicrobiana e antiviral).
Além disso, o extrato de folha de oliveira é rico em antioxidantes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico combatendo os danos celulares.
A oleuropeína pode ser extraída de diferentes formas. A maceração é um dos métodos mais utilizados para a obtenção de compostos fenólicos a partir de fontes vegetais. Este é considerado um processo simples. Outras formas de extração envolvem produtos químicos e altas temperaturas.
Mas quais os benefícios do extrato de folha de oliveira?
São vários, vamos listar os principais:
1 – Promove a saúde cardíaca
O extrato de folha de oliveira pode ajudar a evitar que o colesterol LDL (ruim) se acumule em suas artérias. Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Esta foi a conclusão de pesquisas da Universidade Yonsei, na Coreia.
2 – Pode diminuir o risco de diabetes
Os antioxidantes presentes no extrato de folhas de oliveira podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue e mantê-lo em níveis bons para a saúde.
Os pesquisadores descobriram também que o extrato de folha de oliveira pode reduzir a resistência à insulina do organismo, um dos maiores fatores de risco para diabetes.
3 – Ajuda fortalecer o sistema imunológico
A suplementação com extrato de folha de oliveira está associada a uma menor taxa de doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer. E mais: graças à capacidade da oleuropeína, o extrato de folha de oliveira ajuda a neutralizar vírus e bactérias.
4 – Pode ser coadjuvante contra o ganho de peso
Um estudo da Universidade de Seul, na Coréia, descobriu que a suplementação de oleuropeína reduziu o peso corporal e o ganho de peso em camundongos que estavam consumindo uma dieta rica em gordura.
Esse resultado sugere que o extrato de folha de oliveira rico em oleuropeína pode ter o potencial de reduzir o ganho de peso e diminuir o risco de obesidade.
Como consumir o extrato de folhas de oliveira?
Não há recomendação oficial de dosagem, mas estudos indicam que seus efeitos benéficos à saúde ocorrem ao tomar de 500 a 1.000 miligramas por dia.
Como as formulações e os produtos podem variar, siga a recomendação do seu médico e as diretrizes do fabricante para garantir que você tome uma quantidade segura, mas eficaz.
Para garantir sua saúde, faça uso de bons suplementos que, além de seguros, são fáceis de incorporar à dieta.
Mas o que são suplementos?
São substâncias químicas formuladas para complementar a necessidade de nutrientes do organismo. Eles podem conter vitaminas e minerais essenciais para ajudar no bom funcionamento do organismo.
Algumas pessoas precisam recorrer a eles pois não conseguem, através da alimentação, obter todos estes nutrientes, seja por uma dieta inadequada ou algum problema de saúde.
Você já faz uso de algum suplemento?