Já parou para pensar que sua dificuldade em emagrecer seja pela falta de Picolinato de Cromo no organismo?
O problema é que, às vezes, por mais que você faça exercício físico e dieta, essa combinação pode não ser suficiente para perder peso.
Mas o que é o Picolinato de Cromo?
O cromo é um mineral que existe em várias apresentações. A forma segura para consumo é o trivalente, considerado essencial, o que significa que deve ser obtido por suplementos ou dieta.
O cromo é um mineral essencial e, embora nossos corpos não possam produzi-lo, precisamos dele em pequenas quantidades para garantir a quebra adequada de carboidratos, gorduras e proteínas.
Se ocorrer uma deficiência, o organismo não consegue estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode causar resistência à insulina e, eventualmente, pré-diabetes e diabetes tipo 2.
Acontece que a absorção de cromo no intestino é muito baixa: menos de 2,5% do cromo ingerido é absorvido!
Por isso é que existem suplementos de Picolinato de Cromo, que é uma forma alternativa de cromo e que é melhor absorvida pelo organismo.
E quais os sinais de déficit de cromo no organismo?
A deficiência dessa substância tem sido um problema para muitas pessoas que não conseguem manter uma dieta saudável.
Os idosos também podem sofrer com este problema, pois tendem a não absorver o cromo de forma tão eficiente.
Veja alguns sintomas que podem estar relacionados à falta de cromo:
– Ansiedade
– Fadiga
– Problemas com o metabolismo do açúcar no sangue
– Metabolismo do colesterol alterado
– Aterosclerose
– Dormência e formigamento
– Pressão arterial elevada
– Tonturas
– Coração acelerado
E como o Picolinato de Cromo pode ajudar no emagrecimento?
1 – Controle do apetite
Um estudo publicado na Diabetes Technology & Therapeutics em 2008, descobriu que a suplementação de Picolinato de Cromo ajudou mulheres a controlar o apetite.
Foram estudadas mulheres com excesso de peso e que tinham desejos de carboidratos. Durante o estudo, elas conseguiram controlar melhor o apetite e a quantidade de comida que ingeriam.
2 – Perda de peso
Um estudo publicado na Obesity Reviews descobriu que a suplementação de Picolinato de Cromo pode ajudar na perda de peso.
Os participantes que tomaram cromo suplementar nos estudos perderam quase meio quilo a mais do que os do grupo de controle.
Nos dois casos, os pesquisadores concordam que mais estudos são necessários para resultados mais precisos.
E como obter o Picolinato de Cromo?
Conforme explicado acima, ele pode ser obtido através de suplementos ou dieta balanceada.
O Picolinato de Cromo é uma forma comum de suplementação. Por ser um quelante natural ele permite que o cromo seja absorvido com mais eficiência pelo organismo.
Nos alimentos ele está presente em carnes, frango e frutos do mar, ovos, leite e derivados, grãos integrais como aveia, linhaça e chia, alimentos integrais, como arroz e pão, frutas, como uva, maçã e laranja, vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate e leguminosas, como feijão, soja e milho.
Atenção: o uso do Picolinato de Cromo deve ser feito de acordo com a indicação de médico ou nutricionista. Somente estes profissionais poderão indicar a dosagem diária necessária e orientar sobre possíveis interações medicamentosas.
Potenciais efeitos colaterais e contraindicações
Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doença hepática ou renal, distúrbio da tireoide, alergia ao couro ou doença mental não devem usar Picolinato de Cromo.
Os efeitos colaterais potenciais incluem insônia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, problemas no fígado e problemas de coordenação.
Os suplementos de cromo também podem interagir com certos medicamentos, incluindo corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides, antiácidos e medicamentos para diabetes, portanto, verifique com seu médico antes de tomar esses suplementos para garantir que eles sejam seguros para o seu caso.
Lembre-se: ao optar por suplementos, escolha sempre uma empresa idônea. Assim, além de uma ajuda na conquista dos seus objetivos, você estará garantindo a sua saúde!