📰 Descobrir mais artigos

Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar

Entre as diversas substâncias que ajudam nosso organismo a funcionar bem, está a Coenzima Q10.

Por BioVittare


A Coenzima Q10 é produzida naturalmente pelo corpo, porém, com avanço da idade ou no caso de problemas cardíacos, câncer, diabetes e doenças neurodegenerativas, os níveis dessa substância podem diminuir drasticamente. 

Outras causas de deficiência de Coenzima Q10 incluem: 

– Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B6;

– Defeitos genéticos na síntese ou utilização de CoQ10;

– Aumento da demanda dos tecidos como consequência da doença;

– Doenças mitocondriais;

– Efeitos colaterais dos tratamentos com estatinas

Mas o que é a Coenzima Q10?


Trata-se de um poderoso antioxidante que protege o cérebro, coração e músculos. 

A CoQ10 está presente em todas as células do corpo. No entanto, as maiores concentrações estão em órgãos com maior demanda energética, como coração, rins, pulmões e fígado.

Uma de suas principais funções da CoQ10 é ajudar a gerar energia para o organismo. Isso acontece através da produção de trifosfato de adenosina (ATP), que transfere a energia para dentro das células. 

O problema é que, quando existem quantidades excessivas de radicais livres no organismo, isso pode causar danos oxidativos e prejudicar esse processo. 

Esses danos podem interferir no funcionamento normal das células causando vários problemas de saúde. 

A CoQ10 age como antioxidante protegendo as células dos danos oxidativos.

E quais os benefícios da Coenzima Q10 para a saúde?


1 – Pode Ajudar na insuficiência cardíaca


A insuficiência cardíaca pode ser uma consequência de outras doenças cardíacas, como doença arterial coronariana ou pressão alta.

Essas condições podem levar ao aumento do dano oxidativo e inflamação das veias e artérias.

A insuficiência cardíaca ocorre quando esses problemas afetam o coração a ponto de ele ser incapaz de contrair, relaxar ou bombear sangue regularmente pelo corpo.

Para piorar a situação, alguns tratamentos para insuficiência cardíaca têm efeitos colaterais indesejáveis, como pressão arterial baixa, enquanto outros podem reduzir ainda mais os níveis de CoQ10.

Em um estudo com 420 pessoas com insuficiência cardíaca, o tratamento por dois anos com CoQ10 melhorou seus sintomas e reduziu o risco de morte por problemas cardíacos.  

2 – Ajuda a manter a pele jovem


A pele é o maior órgão do corpo e está amplamente exposto a agentes nocivos que contribuem para o envelhecimento.

Esses agentes podem ser internos ou externos. Alguns fatores prejudiciais internos incluem danos celulares e desequilíbrios hormonais. Os fatores externos incluem agentes ambientais, como os raios UV e poluição. 

Estes elementos nocivos podem levar à redução da umidade da pele e proteção contra agressores ambientais, bem como ao afinamento das camadas da pele. 

A aplicação de CoQ10 diretamente na pele pode reduzir os danos causados ​​por agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células da pele e promovendo a proteção antioxidante.

3 – Ajuda a reduzir dores de cabeça


A função mitocondrial anormal pode levar a um aumento da absorção de cálcio pelas células, produção excessiva de radicais livres e à diminuição da proteção antioxidante. 

Isso pode resultar em baixa energia nas células cerebrais e até enxaquecas.

Como a CoQ10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, a melhora da função mitocondrial pode ajudar a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante as enxaquecas.

Um estudo mostrou que a suplementação com CoQ10 era três vezes mais eficiente do que um placebo para reduzir o número de enxaquecas em 42 pessoas.  

Além disso, a deficiência de CoQ10 foi observada em pessoas que sofrem de enxaquecas.

4 – Pode ajudar no desempenho do exercício físico


O estresse oxidativo pode afetar a função muscular e, portanto, o desempenho durante o exercício físico. 

Da mesma forma, a função mitocondrial anormal pode reduzir a energia muscular, dificultando a contração eficiente dos músculos e a realização dos exercícios físicos. 

A CoQ10 pode ajudar no desempenho do exercício, diminuindo o estresse oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais.

Um estudo investigou os efeitos da CoQ10 na atividade física. Aqueles que suplementaram com 1.200 mg de CoQ10 por dia, durante 60 dias, mostraram diminuição do estresse oxidativo.

Além disso, a suplementação com CoQ10 pode ajudar a aumentar a potência durante o exercício e reduzir a fadiga, melhorando o desempenho.

5 – Pode ajudar com o diabetes


O estresse oxidativo pode induzir danos celulares e resultar em doenças metabólicas como diabetes. 

A função mitocondrial anormal também tem sido associada à resistência à insulina. 

A CoQ10 demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina e a regular os níveis de açúcar no sangue. 

A suplementação com CoQ10 também pode ajudar a aumentar as concentrações desta substância no sangue em até três vezes – Isso em pessoas com diabetes que normalmente apresentam baixos níveis desse composto.

E mais: foi feito um estudo com pessoas com diabetes tipo 2 que usaram CoQ10 por 12 semanas. Os resultados demonstraram que os níveis de açúcar no sangue diminuíram.  

Além disso, a CoQ10 pode ajudar a prevenir o diabetes, estimulando a quebra de gorduras e reduzindo o acúmulo de células de gordura que podem levar à obesidade ou diabetes. 

6 – É boa para a saúde cerebral


Como visto acima, as mitocôndrias são as principais geradoras de energia para as células cerebrais.

A função mitocondrial tende a diminuir com a idade podendo levar à morte de células cerebrais e causando doenças como Alzheimer e Parkinson.

Infelizmente, o cérebro é muito suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto teor de ácidos graxos e sua alta demanda por oxigênio.

Esse dano oxidativo aumenta a produção de compostos nocivos que podem afetar a memória, a cognição e as funções físicas.

A CoQ10 pode ajudar a reduzir esses compostos nocivos, possivelmente retardando a progressão da doença de Alzheimer e Parkinson.

7 – Ajuda a proteger os pulmões


De todos os seus órgãos, os pulmões têm mais contato com o oxigênio. Isso os torna muito suscetíveis a danos oxidativos.

O aumento do dano oxidativo nos pulmões e a baixa proteção antioxidante, incluindo baixos níveis de CoQ10, podem resultar em doenças pulmonares como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Além disso, foi demonstrado que as pessoas que sofrem dessas condições apresentam níveis mais baixos de CoQ10.  

Um estudo também demonstrou que a suplementação com CoQ10 reduziu a inflamação em indivíduos que tinham asma, bem como a necessidade de medicamentos esteroides.  

E como obter a Coenzima Q10?


Atualmente existem ótimos suplementos no mercado que são seguros e fáceis de incorporar à dieta. 

Certas carnes, proteínas de grãos, legumes e peixes também contém a CoQ10, porém a quantidade presente nesses alimentos é muito pequena para aumentar significativamente os níveis dessa substância no corpo.

E qual é a dose ideal?

A indicação vai depender da necessidade e condição de saúde de cada pessoa, porém, os benefícios podem ser sentidos com a ingestão de 90 a 200mg por dia. 

Antes de começar a tomar qualquer suplemento você deve consultar seu médico ou nutricionista. 

Eles poderão avaliar seu caso e recomendar a quantidade ideal da Coenzima Q10 para seu organismo. 

E você, já faz uso desse suplemento?

Você também pode gostar de ler:

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde



Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!



Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde



Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?



Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!



Suplementos esportivos: conheça os benefícios



Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta



Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde



Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!



Suplementos que aumentam a imunidade