Se você não conhece a vitamina K2, não se preocupe, ela não é muito popular mesmo.
Mas que tal conhecer um pouco mais sobre esta vitamina e os benefícios que ela pode trazer para sua saúde?
Apesar do nome, a vitamina K não é uma única vitamina. É um grupo de compostos que compartilham uma estrutura química semelhante.
As duas formas mais importantes para sua saúde são K1 (filoquinona) e K2 (menaquinonas).
Embora a vitamina K – especificamente a vitamina K2 – possa ser menos conhecida, esse nutriente desempenha um papel fundamental na saúde dos ossos e do coração.
A falta dessa vitamina no organismo pode causar sintomas como sangue nas fezes ou urina e problemas na coagulação do sangue.
E quais os benefícios que a Vitamina K2 para a saúde?
1 – Pode ajudar a prevenir doenças cardíacas
O acúmulo de cálcio nas artérias ao redor do coração é um grande fator de risco para doenças cardíacas.
Reduzir esse acúmulo de cálcio pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. De acordo com pesquisadores da Universidade da Holanda, a vitamina K pode ajudar impedindo que o cálcio seja depositado nas artérias.
Em outro estudo descobriu-se que pessoas com maior ingestão de vitamina K2 tiveram 52% menos probabilidade de desenvolver calcificação arterial e tiveram um risco 57% menor de morrer de doença cardíaca.
2 – Pode ajudar a melhorar a saúde óssea e diminuir o risco de osteoporose
A osteoporose, condição que deixa os ossos frágeis, é um problema comum nos países ocidentais.
Ela é mais comum ainda em mulheres idosas, que correm maior risco de fraturas.
Como mencionado acima, a vitamina K2 desempenha um papel central no metabolismo do cálcio, o principal mineral encontrado nos ossos e dentes.
Nesse caso, a vitamina K2 ajuda ativando a ligação do cálcio com duas proteínas: a proteína GLA e a osteocalcina, que ajudam a manter os ossos mais fortes.
Além disso, estudos da Universidade de Nova Iorque descobriram que a vitamina K2 reduziu as fraturas da coluna vertebral em 60%, as fraturas do quadril em 77% e todas as fraturas não espinhais em 81%
3 – Pode melhorar a saúde bucal
Uma das principais proteínas responsáveis pela saúde bucal é a osteocalcina – a mesma que é fundamental para o metabolismo ósseo e é ativada pela vitamina K2.
A osteocalcina desencadeia um mecanismo que estimula o crescimento de novos ossos e nova dentina, que é o tecido calcificado sob o esmalte dos dentes.
Acredita-se que as vitaminas A e D também desempenham um papel importante aqui, trabalhando juntamente com a vitamina K2.
4 – Pode ajudar a combater o câncer
Vários estudos foram feitos sobre a vitamina K2 e certos tipos de câncer.
Dois estudos clínicos sugerem que a vitamina K2 pode reduzir a recorrência do câncer de fígado e aumentar o tempo de sobrevivência dos pacientes.
No entanto, mais estudos são necessários antes que qualquer afirmação possa ser feita.
Qual a quantidade necessária de vitamina K2?
Como a vitamina K2 é produzida pelo próprio organismo não existe um consenso sobre a quantidade que deve ser ingerida.
Porém quanto ao complexo K, que engloba um conjunto de vitaminas o ideal é a ingestão de 90 mcg/dia para mulheres e 120 mcg/dia para homens adultos. O ideal é consultar seu médico ou nutricionista para saber a dosagem ideal para você!
E como obtê-la?
Uma das formas de ingerir a Vitamina K2 é através de bons suplementos que são seguros e fáceis de incorporar na dieta.
Mas essa vitamina também é encontrada em alimentos como espinafre, aspargos e brócolis, soja, ovos, morango, gema de ovo e carne de fígado.