📰 Descobrir mais artigos

Ácido alfa lipóico: conheça 6 super benefícios desse ativo!

O ácido alfa-lipoico (ALA) é uma substância antioxidante produzida naturalmente pelo corpo humano, que desempenha um papel importante na produção de energia nas células e na proteção contra danos oxidativos.

Por BioVittare

Você já ouviu falar do Ácido Alfa Lipóico (ALA)? Pode ser que não. Apesar de ser um ácido graxo produzido pelo organismo, ele é pouco conhecido. 

Mas ele tem vários benefícios para a saúde. Neste post você vai saber quais são eles e como obtê-lo através de alimentos e suplementos em sua dieta. 

Vamos saber um pouco mais sobre o ALA?

Como dissemos, o Ácido Alfa Lipóico é um ácido graxo natural produzido pelo corpo. Seu papel principal é converter o açúcar do sangue (glicose) em energia usando oxigênio, um processo conhecido como metabolismo aeróbico. 

O ALA também é um antioxidante, o que significa que neutraliza compostos nocivos chamados radicais livres que danificam as células no nível genético provocando envelhecimento.  

Além de ser produzido pelo organismo, este composto também pode ser encontrado em alguns alimentos e bons suplementos

Entre os alimentos que contém ALA estão: folhas verdes escuras, como espinafre e couve, ervilhas, tomate, brócolis e carne bovina. 

No entanto, a quantidade deste ácido graxo é muito pequena, por isso você pode considerar a possibilidade de ingerir o ALA através de bons suplementos. 


Conheça os benefícios que o Ácido Alfa Lipóico tem para o organismo


1 – Pode contribuir para a perda de peso

O ALA pode ajudar as pessoas a perder peso. Um estudo em ratos descobriu que o ALA pode melhorar o metabolismo energético do músculo esquelético, aumentando a quantidade de calorias que o corpo pode queimar.

No entanto, o impacto do ALA na perda de peso é pequeno. De acordo com uma análise, aqueles que tomaram suplementos de ALA perderam apenas uma média de 600g e não tiveram uma mudança significativa na circunferência da cintura.


2 – Ajuda no controle do diabetes

A diabetes afeta mais de 400 milhões de adultos em todo o mundo. Esta doença deixa os níveis de açúcar no sangue muito elevados. Se não for tratada, isso pode causar problemas de saúde, como perda de visão, doenças cardíacas e insuficiência renal. 

Pesquisas sugerem que o ALA pode ajudar o corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar os níveis de colesterol.

Além disso, os pesquisadores também observaram uma redução nos sintomas aos danos nos nervos que são comuns em pessoas com diabetes, como dormência, dor e paralisia.


3 – Ajuda a prevenir doenças cardíacas

De acordo com pesquisas, por ser um potente antioxidante, o ALA pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, uma das principais causas de doenças cardíacas.

Um  estudo com vários ensaios clínicos randomizados também descobriram que o ALA pode diminuir os níveis de colesterol “ruim”, outro fator de risco para doenças cardíacas.


4 – Pode auxiliar no combate da perda de memória

O estresse oxidativo ocorre naturalmente com a idade. Além de ter um papel no desenvolvimento de doenças cardíacas, também pode afetar a saúde do cérebro causando perda de memória.

De acordo com um estudo feito com pacientes de Alzheimer, o ALA pode retardar a progressão da doença.

Os pesquisadores acreditam que isso pode ser devido aos efeitos positivos do ALA na resistência à insulina e no metabolismo do açúcar no sangue, já que o diabetes é um fator de risco para a doença de Alzheimer.


5 – Ajuda a melhorar os sinais da idade

Pesquisadores divulgaram o efeito de uma solução tópica de ALA a 5% para o tratamento de rugas faciais. Os pesquisadores descobriram que o ALA tópico causou uma redução quase completa das linhas finas ao redor dos olhos e do lábio superior na maioria dos participantes. Não foram relatados efeitos colaterais adversos.

Além disso, acredita-se que o ALA pode ter benefícios anti envelhecimento devido aos seus fortes benefícios antioxidantes que protegem a pele dos danos causados ​​​​pelo sol e do estresse causados ​​​​pela poluição e outros fatores ambientais. 


6 – Pode contribuir para a saúde ocular

Estudos experimentais demonstraram os efeitos benéficos do ALA no combate ao olho seco e na retinopatia diabética. O ALA pode prevenir o olho seco ajudando no funcionamento das células epiteliais da córnea e ativando o status antioxidante da superfície ocular. Além disso, seu efeito antioxidante direto também pode ajudar a prevenir a erosão da superfície da córnea. 


Conclusão

Como você viu, o ALA tem vários benefícios para o organismo. Mas antes de começar a ingeri-lo através da alimentação ou suplementos, consulte sempre seu médico. Ele poderá lhe orientar sobre a dosagem correta. 

E mais, ao optar por suplementos, escolha uma empresa idônea, assim você fica apenas com os benefícios e não coloca sua saúde em risco. 


Conheça alguns suplementos com ALA 


Ácido Alfa Lipoico + Vitamina A + Zinco: promove a reparação dos nervos ajudando e melhorar a visão, olfato e paladar (sabor). Também reduz a inflamação e dores;

Ácido Alfa Lipoico: promove a saúde do fígado, das células cerebrais e auxilia no combate a problemas neurodegenerativos e cognitivos;

Ácido Alfa Lipoico + Coenzima Q10: auxilia no fortalecimento da imunidade, controle do açúcar no sangue, neuropatia periférica, vitiligo, glaucoma e mais;

Ácido Alfa Lipoico + Vitamina A: estimula a reparação dos nervos, melhorando a visão e olfato. Combate os radicais livres e reduz inflamação, dores e glicemia


Você também pode gostar de ler:

Os benefícios do Ômega 3 para a saúde



Vitamina K2: conheça 4 super benefícios para a saúde



Coenzima Q10: conheça sete benefícios incríveis e como usar



Mito ou verdade: Picolinato de Cromo emagrece?



Ioimbina: conheça os benefícios desse poderoso ativo!



Suplementos esportivos: conheça os benefícios



Saw palmetto: conheça os benefícios incríveis desta planta



Extrato de folha de oliveira: conheça 4 benefícios para a sua saúde



Ginseng: a planta medicinal que pode fazer maravilhas pela sua saúde!



Suplementos que aumentam a imunidade