Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar

Retenção de líquido corporal, também conhecida como edema, é um acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e aumento do peso corporal.

Em 08/03/2023 às 17h35 - Atualizado em 26/03/2025 às 11h22

ícone whatsapp ícone facebook ícone twitter ícone email

Sabe aquela sensação de inchaço no corpo? Ela pode acontecer principalmente nas pernas, barriga, braços e rosto. 

Além do desconforto, o inchaço do corpo causa problemas estéticos, uma vez que pode aumentar o peso entre um a três quilos! 

E atenção, mulheres: essa condição é muito mais comum para vocês. Isso por causa das alterações hormonais do ciclo menstrual e da menopausa. 

Mas como saber o que é inchaço e o que é gordura corporal? Simples! Faça um teste em casa mesmo: pressione o seu tornozelo por 30 segundos. Se após esse período a região ficar marcada, você pode estar sim, com retenção de líquidos. 

Outra forma de perceber o problema é observar se o mesmo acontece na região após a retirada das meias tipo soquete. 

Mas o que é o inchaço do corpo?


Nosso corpo é composto de vasos sanguíneos e linfáticos que têm diversas espessuras. Nas extremidades eles são mais finos (capilares). O inchaço acontece quando os fluidos (excesso de água) se acumulam nesses capilares localizados entre as células logo abaixo da pele causando os edemas. 

E o que causa o inchaço?


Uma das causas da retenção de líquidos pode ser resultado de uma condição médica envolvendo órgãos como fígado, coração ou rins. 

Quando um desses órgãos não está funcionando corretamente, o corpo tende a reter líquidos sendo incapaz de eliminar os fluidos adequadamente. 

Além disso, ficar em pé por longos períodos de tempo faz com que os fluidos se acumulem nas pernas, aumentando assim a retenção de água. 

O clima quente também pode levar à retenção de líquidos. Isso porque, no calor, o corpo é menos eficiente na remoção de líquidos. 

Dietas ricas em sódio e pouco consumo de água também "ajudam" o corpo a reter líquidos, assim como também, a falta de exercício físico pode afetar a circulação sanguínea e linfática, levando ao acúmulo de líquidos nos tecidos.

E mais: certos medicamentos também podem causar retenção de água, especialmente para pressão alta e esteroides.

E como reduzir a retenção de líquidos no corpo? 


1 – Reduza a ingestão de sódio


Muito sódio, presente no sal de cozinha, pode causar retenção imediata de água. Isso ocorre porque o corpo precisa manter sua proporção de sódio e água equilibrada para funcionar adequadamente, portanto, se muito sal for consumido seu corpo vai reter água. 

O recomendável é consumir no máximo 2,5 (g) de sódio por dia. 

Mas não adianta reduzir apenas o sal de cozinha! Cerca de 75% do sódio que as pessoas consomem está escondido em alimentos processados: queijo, carnes frias, pão, refeições congeladas, misturas de sopas e lanches salgados.

Experimente ingerir alimentos naturais, como vegetais, nozes e sementes que são muito baixos em sódio. Alguns alimentos podem até reduzir os níveis de sódio, incluindo bananas, abacates e vegetais folhosos.

2 – Beba mais água!


Mas como assim? Pode parecer contraditório, mas beber água vai fazer com que esse líquido circule e se recicle de forma mais eficaz no seu organismo. 

Isso porque a desidratação pode fazer com que o corpo retenha água extra para compensar a falta de água que entra.

Como grande parte do sangue é composto de água, a ingestão desse líquido também irá favorecer também o metabolismo. E mais: o consumo de água também ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de sódio. 

Os adultos devem beber cerca de 2 litros de água por dia. Dica: substitua bebidas açucaradas por água pura! É uma ótima maneira de suprir as necessidades diárias de água do corpo.

3 – Reduza a ingestão de carboidratos


Os carboidratos também fazem com que o corpo armazene água extra. Quando ingerimos carboidratos, a energia que não usamos imediatamente é armazenada como moléculas de glicogênio. Cada grama de glicogênio contém 3 g de água.

Então, reduzir os carboidratos é uma maneira rápida de usar os estoques de glicogênio, o que significa que o peso da água também será reduzido.

Adultos precisam de pelo menos 130g de carboidratos, mas as pessoas costumam abusar dessa substância. 

Carboidratos comuns incluem pão, arroz e macarrão. Dica: substitua carboidratos por alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e produtos de soja. Isso pode ajudar a reduzir o acúmulo de peso da água.

4 – Pratique atividade física

O exercício permite que o corpo consuma a água extra. Isso faz com que o peso da água caia imediatamente após o treino. 

Além disso, os exercícios também estimulam o fluxo sanguíneo e promovem a melhora da circulação, o que pode reduzir o acúmulo de líquidos em todo o corpo, especialmente nas pernas e pés.

E mais: a atividade física reduz ainda mais o peso da água, queimando os estoques de energia de glicogênio. Dica: não se esqueça de repor os líquidos perdidos para evitar a desidratação.

5 – Faça uso de suplementos


A vitamina B-6 e o ​​magnésio podem ser alternativas naturais eficazes para evitar a retenção de líquidos.

Estudos mostram que esses suplementos auxiliam os rins a liberar água e sódio extras do organismo. 

E mais: esses dois suplementos podem ser muito eficazes no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual ou TPM, incluindo a retenção de água. Eles também podem reduzir o inchaço abdominal, inchaço nas pernas e sensibilidade nos seios.

Outra ótima opção é a cavalinha em cápsulas, que pode contribuir para a eliminação do inchaço corporal causado pela retenção de líquidos, acelerar o metabolismo e reduzir a oleosidade da pele. 

Outros dois suplementos que auxiliam na diminuição da retenção de líquidos com maior eficácia são:

Cactin: é um extrato natural obtido do fruto do cacto Opuntia fícus-indica, também conhecido como figo-da-índia. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos pelo corpo e possui leve efeito termogênico, ajudando a reduzir o inchaço corporal e diminuir o peso e medidas. Além disso, o Cactin contribui para:

  • Eliminação da retenção de líquidos;
  • Redução significativa de peso e medidas;
  • Eliminação do excesso de fluidos sem a perda de minerais;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Equilíbrio do apetite;
  • Efeito termogênico sem causar agitação ou nervosismo;
  • Afinar a silhueta;
  • Potente ação antioxidante;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminuição do colesterol;
  • Redução do inchaço dos tornozelos;
  • Pressão arterial saudável;
  • Equilíbrio osmótico do organismo;

- Drenow C: é um importante e exclusivo fitoativo padronizado em 10% betalaínas e 0,06% indicaxantina. Possui 30% de vitamina C e é composto por extratos naturais de Opuntia ficus indica (L.) Mill e Rosa canina L. Promove efeito diurético, efeito drenagem linfática, contribui com a redução de até 60% no acúmulo de líquidos, rica fonte de minerais, antioxidantes e vitamina C; efeito antioxidante e anti-inflamatório, auxilia na redução de medidas e no combate a celulite.

E quanto aos chás?


Os chás também podem contribuir para desinchar o corpo. Muitas plantas têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórios que podem ajudar nesse processo.  Mas atenção! Antes de comprar qualquer produto fique atento ao rótulo. Nem todos os chás têm esse efeito. Prefira as bebidas feitas a base de Hibiscus, chá verde e dente de leão, salsinha e cavalinha. 

Chá Pink Lemonade: é um chá funcional solúvel para diminuir peso e medidas e aumentar sua autoestima e qualidade de vida. Possui efeitos termogênico, drenante, diurético e antioxdante, além de aumentar os níveis de energia física e mental.


Dica final:


Antes de tomar suplementos consulte sempre um médico ou nutricionista. Alguns podem ter efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos.

E mais: procure sempre uma empresa idônea que produza suplementos de qualidade. Assim você não coloca sua saúde em risco! 


Fique por dentro de nossas novidades.

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os Diferentes tipos de Magnésio e suas indicações

Os Diferentes tipos de Magnésio e suas indicações

Conheça os principais tipos de magnésio e como cada um age no bom funcionamento do organismo

Imagem principal do artigo Tipos de Silício Orgânico: Benefícios e Indicações

Tipos de Silício Orgânico: Benefícios e Indicações

Descubra as diferentes formas de silício e como elas podem contribuir para a saúde da pele, cabelos, unhas, ossos e articulações.

Imagem principal do artigo Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde

O óleo de melaleuca possui propriedades medicinais que podem auxiliar na saúde e bem-estar de forma natural!

Imagem principal do artigo Testosterona em gel

Testosterona em gel

Equilíbrio da saúde, desempenho físico, bem estar físico e mental

Imagem principal do artigo Constipação Intestinal: Como Melhorar Esta Condição

Constipação Intestinal: Como Melhorar Esta Condição

Estratégias Eficazes e Seguras para Melhorar a Constipação Intestinal

Imagem principal do artigo Probióticos, Prebióticos e Simbióticos: Entenda as Diferenças e Benefícios para a Saúde

Probióticos, Prebióticos e Simbióticos: Entenda as Diferenças e Benefícios para a Saúde

Saiba a diferença entre prebiótico, probiótico e simbiótico e qual o papel deles na saúde

Imagem principal do artigo Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo

As enzimas digestivas são responsáveis pela quebra de moléculas a fim de facilitar sua absorção pelas células do corpo

Imagem principal do artigo Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável

Regular o sono é um sonho de muitas pessoas que sofrem com a insônia diariamente

Imagem principal do artigo Como evitar o mau hálito?

Como evitar o mau hálito?

Você teria coragem de falar para uma pessoa quem ela tem mau hálito?  Conheça 4 super dicas para evitar essa condição tão comum e complicada de lidar!