As doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo todo. Além disso, elas são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Fatores genéticos e estilo de vida também estão diretamente ligados ao aumento dessas estatísticas. Portanto, cuidar da saúde pode fazer toda a diferença quando o assunto está relacionado ao coração.
Por isso, a grande questão é: como você tem cuidado da saúde do seu coração?
Confira as dicas que separamos e invista na saúde de um dos seus bens mais preciosos:
1. Movimente-se
O coração é um músculo e precisa estar em movimento também, ajudando no controle da pressão arterial, no peso e nos níveis de colesterol. Sendo assim, é muito importante incluir atividades aeróbicas no seu dia a dia! Isso porque elas são uma das formas mais eficientes de realmente cuidar da saúde do seu coração. Para isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda fazer entre 75 e 150 minutos de atividades moderadas por semana.
2. Pense no seu coração na hora de comer
Vai pedir uma pizza e uma sobremesa em plena segunda-feira? Antes de fazer isso, pense na sua saúde. Prefira refeições mais saudáveis, aumentando a ingestão de gorduras boas como semente de linhaça, castanhas, abacate e ômega 3 (presente em peixes como atum e salmão). Além disso, inclua alimentos ricos em potássio, como abóbora, banana e batata. Prefira batata doce a batata branca, iogurte com baixo teor de gordura ao creme de leite.
3. Cuide da sua pressão arterial
A hipertensão arterial pode tanto ser hereditária (transmitida de pais para filhos, de geração em geração, por meio de genes ou como resultado de alterações cromossômicas) ou pode estar relacionada a hábitos como fumo, bebida alcoólica, consumo exagerado de sal, sedentarismo, o que resulta em problemas cardíacos, circulatórios, entre outros.
Pressão Normal
PAS¹ < 120 mmHg + PAD² < 80 mmHg, a conhecida "12 por 8"
Pressão Elevada
PAS entre 120 e 129 mmHg + PAD entre 80 e 89 mmHg
Hipertensão Estágio 1
PAS entre 130 e 139 mmHg ou PAD entre 80 e 89 mmHg
Hipertensão Estágio 2
PAS entre 140 mmHg ou PAD maior ou igual a 90 mmHg
¹ pressão arterial sistólica: maior valor verificado durante a aferição
² pressão arterial diastólica: menor valor aferido durante a aferição
4. Vigie o seu índice glicêmico
É muito importante ficar atento ao índice glicêmico. Por isso, controle a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, ficando de olho no tamanho das porções também, a fim de controlar o risco de diabetes.
5. Conheça seu corpo e seu histórico familiar
Como anda a sua pressão, o seu colesterol ou os seus níveis de glicemia? Sua frequência cardíaca está boa? E o seu índice de massa corporal e peso? Pois é. Caso não saiba, procure fazer as medições e acompanhe os seus números, medidas e faça visitas periódicas ao médico. Além do mais, aproveite para investigar o seu histórico familiar, ele ajuda na prevenção de algumas doenças!
6. Mantenha o estresse sob controle
O estresse crônico pode influenciar comportamentos prejudiciais à saúde, como o risco de tabagismo, alcoolismo e maus hábitos alimentares. Portanto, procure incluir atividades físicas na sua rotina e momentos de lazer para distrair sua cabeça e equilibrar suas emoções. O importante é relaxar.
7. Extrato de folha de oliveira
O extrato da folha de oliveira possui importantes marcadores bioativos, como oleuropeína e hidroxitirosol. Eles são amplamente conhecidos por seus efeitos redutores da pressão arterial, além de possuírem propriedades que auxiliam no tratamento da aterosclerose, diabetes, câncer, doenças neurodegenerativas e artrite. Além do mais, o seu uso tem ação protetora dos sistemas cardiovascular e imunológico, sendo muito benéfico para a saúde do seu coração.
Existem outros suplementos que podem ajudar a melhorar a saúde do seu coração, como ômega 3, magnésio, resveratrol, vitamina K2, coenzima Q10, cúrcuma e o silício orgânico.
Viu como é importante cuidar da sua saúde e do seu coração? E você? O que tem feito para cuidar dele?