📰 Descobrir mais artigos

Recuperação pós covid: saiba o que fazer para ajudar seu corpo nessa fase

Se você já teve covid, recomendamos fortemente que leia este artigo!

Por BioVittare

Se você teve COVID-19 ou conhece alguém que passou por esta doença, sabe que o próximo desafio é recuperar o corpo das sequelas causadas pelo vírus.

 Entre as principais queixas estão: fraqueza muscular, dores, cansaço, perda (temporária) do paladar e olfato, dificuldades de concentração e memória, entre outras. 

 Atualmente, apenas no Brasil, mais de 21 milhões de pessoas foram vítimas da doença e, segundo um estudo da USP, dos 750 dos pacientes acompanhados, 60% deles desenvolveram alguma sequela. 

 Para se ter uma ideia da importância do tema, a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu em suas práticas, recomendações específicas para o tratamento de pacientes que tiveram o vírus. 

 Porém, temos uma boa notícia: algumas práticas saudáveis como exercícios físicos, boa alimentação e suplementos podem minimizar e, em alguns casos, até reverter esses sintomas desagradáveis. 

Saiba como recuperar seu corpo após a COVID-19


 Em geral, o plano de ação para recuperar a saúde após a COVID-19 deve ser individualizado. Isso porque cada organismo foi afetado e reage de um jeito à doença e aos tratamentos. 

 Mas existem algumas práticas básicas que podem ser adotadas pelos ex-pacientes e que podem trazer mais qualidade de vida. Confira:

Check-up


 A primeira providência é consultar seu médico e fazer um check-up. Os exames vão mapear o organismo e detectar quais órgãos foram afetados e de que forma. 

 Neste caso, os pulmões e o sistema respiratório merecem atenção especial, já que o vírus ataca mais fortemente estes órgãos. Em alguns casos o paciente pode precisar de fisioterapia respiratória;


Exercícios físicos


 Devem ser feitos de maneira bem gradual e com acompanhamento de um profissional da área. O objetivo é recuperar, aos poucos, a força dos músculos. Porém, pacientes que ficaram muito tempo internados podem começar com fisioterapia.  Da mesma forma, as funções respiratórias também podem ir se recuperando aos poucos;

 Acompanhamento psicológico


 Os sintomas físicos e psicológicos causados pelo estresse de ter passado pela doença como insônia, taquicardia, ansiedade e depressão também podem aparecer durante a recuperação do paciente. Por isso, nessa fase é preciso muito cuidado com a saúde mental. 

 Os profissionais desta área também podem ajudar o paciente com o trauma sofrido em caso de perda de parentes e amigos. Nesse caso, a psicoterapia pode ser associada a medicamentos, mas tudo deve ser feito com orientação médica. 

 Alimentação


 Para recuperar o organismo debilitado, uma alimentação saudável que inclui verduras e frutas é importantíssima!

 Para os pacientes que perderam muita massa muscular, o ideal é optar por pratos ricos em proteínas como carne vermelha, peixe, ovos, soja, feijão, entre outros. 

 Quem perdeu parte do paladar, pode tentar introduzir alguns alimentos mais picantes, mas com moderação, como páprica ou pimentão. 

 Para melhorar a imunidade, o paciente em recuperação também pode ingerir frutas ricas em vitamina C, brócolis, espinafre e salmão selvagem. 

 Outra boa dica é beber bastante água. A ingestão desta ajuda o corpo a se livrar das toxinas e repõe a perda de líquidos perdida durante a febre causada pela doença. 

 Suplementos


 Os pacientes, principalmente aqueles que apresentaram desnutrição, também podem fazer uso de suplementos alimentares para ajudar na recuperação do corpo. Entre os principais estão Vitamina D, probióticos (para fortalecer a imunidade), ômega 3, glutamina, equinácea, e antioxidantes. Além destes também podem ser usados suplementos à base de zinco, ferro e magnésio

A Coenzima Q10 tem sido muito recomendada para melhorar a fadiga pós Covid, além de colaborar na produção de energia, saúde cardíaca, controle do colesterol, reforço da imunidade, além de possuir ação antioxidante e antienvelhecimento.

Para colaborar com a melhora do olfato e paladar prejudicados pelo Covid, uma fórmula muito utilizada é Ácido Alfa Lipoico + Vitamina A + Zinco, que promove a reparação dos nervos, auxiliando na saúde dos olhos e na melhora do olfato e paladar (capacidade de sentir sabores).

 Mas atenção! Antes de fazer seu planejamento alimentar procure sempre a orientação de um nutricionista ou profissional da área. Ele poderá te ajudar a criar um cardápio baseado nas suas necessidades de recuperação. 

 Qualidade de vida


 Por fim, o paciente em recuperação pode e deve fazer atividades prazerosas. Elas vão aumentar a autoestima, melhorar o quadro psicológico e ajudar a trazer a saúde de volta. Boas leituras, passeios ao ar livre, boas músicas, contato com seu bichinho de estimação e conversas com bons amigos ajudam muito! 

 Cuide-se! 


 Gostou das nossas dicas? Lembramos que este é um artigo informativo! Caso você esteja se recuperando das sequelas da COVID-19 recomendamos que, antes de tomar qualquer atitude, consulte sempre um médico!

Você também pode gostar de ler:

Descubra os incríveis benefícios do óleo de melaleuca para a sua saúde



Como evitar o mau hálito?



Saiba como regular seu sono de forma natural e saudável



Saiba como as enzimas digestivas garantem a saúde do organismo



Radicais livres: saiba o que são e como combatê-los



Menopausa: quando ela chega e como aliviar os sintomas



Retenção de líquido: como ajudar o seu corpo a desinchar



Saiba como melhorar a performance cognitiva do seu cérebro



Saúde cardiovascular: como você tem protegido seu coração?