📰 Descobrir mais artigos

Chega de ansiedade! Conheça as causas e tratamentos

Vamos falar sobre ansiedade. Você é uma pessoa ansiosa? Infelizmente a chance de você responder “sim é grande”.

Por BioVittare

O Brasil lidera o triste ranking de país mais ansioso do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população, conviviam com o transtorno. 

Os últimos acontecimentos agravaram essa situação. Com a COVID-19 os casos aumentaram em 25%. Isso porque as pessoas foram expostas ao luto, incertezas e muito medo. 

Primordialmente, para te ajudar a entender mais sobre a ansiedade, preparamos este blog post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Mas o que é ansiedade?


A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. É um sentimento de medo ou apreensão sobre o futuro. 

Por exemplo, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso para muitas pessoas pode causar medo e nervosismo.

Mas se os sentimentos de ansiedade forem extremos, durarem pelo menos seis meses e estiverem interferindo nas tarefas do dia a dia, pode ser um transtorno de ansiedade.

Quais são os sintomas da ansiedade?


A ansiedade varia de pessoa para pessoa. Os sentimentos vão de uma sensação de “estômago embrulhado” ao coração acelerado

Algumas pessoas se sentem fora de controle, como se houvesse uma desconexão entre a mente e o corpo.

Veja outros sintomas: 


– Tontura;

– Boca seca;

– Respiração ofegante

– Suor excessivo;

– Pensamentos acelerado ou difíceis de controlar;

– Inquietação;

– Dificuldade de concentração;

– Dificuldade em adormecer;

– Fadiga;

– Irritabilidade;

– Dores inexplicáveis;

– Palpitações


E o que é um ataque de pânico?


É um sentimento de medo intenso que surge de repente e atinge o pico dentro de 10 a 20 minutos. O gatilho inicial do medo pode ser conhecido ou desconhecido.

Os sintomas físicos podem imitar um ataque cardíaco. Durante o ataque de pânico, os sintomas podem piorar se a pessoa acreditar que pode estar tendo um ataque cardíaco ou uma emergência de saúde mental. 

Eventualmente, outro medo comum que pode exacerbar um ataque de pânico, é o medo de ser julgado negativamente se estiver tendo um ataque em público.

Os ataques de pânico podem variar muito e os sintomas são diferentes de pessoa para pessoa. E mais: eles não acontecem com todos e podem mudar com o tempo.

Existem fatores de risco para o transtorno de ansiedade?


Sim. Uma mistura de fatores genéticos e ambientais pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver transtornos de ansiedade. Veja:

– Certos traços de personalidade, como timidez ou inibição comportamental como sentir-se desconfortável e evitar pessoas, situações ou ambientes desconhecidos;

– Eventos estressantes ou traumáticos na primeira infância ou na idade adulta;

– Histórico familiar de ansiedade ou outras condições de saúde mental;

– Algumas condições físicas, incluindo problemas de tireoide e arritmias cardíacas.

Os transtornos de ansiedade ocorrem mais frequentemente em mulheres. Ao passo que os pesquisadores ainda estão estudando por que isso acontece. 

Pode ser por causa dos hormônios femininos, especialmente aqueles que oscilam ao longo do mês. 

Assim como o hormônio testosterona também pode influenciar – os homens têm mais e isso pode aliviar a ansiedade. 

Existem testes que diagnosticam a ansiedade?


Um diagnóstico de ansiedade requer um longo processo de exames físicos, testes de saúde mental e questionários psicológicos.

Os médicos ou profissionais de saúde podem realizar exames físicos como exames de sangue ou urina para descartar condições médicas que possam contribuir para os sintomas.

O ideal é procurar um profissional da saúde mental. Ele poderá avaliar seu histórico de vida, sintomas e prescrever o melhor tratamento para o seu caso. 

Quais são os tratamentos para a ansiedade?


Depois de receber um diagnóstico de ansiedade, você pode discutir as opções de tratamento como médico.

Assim é possível ter uma ajuda extra para melhorar os sintomas e levar uma vida mais tranquila. 

O tratamento para a ansiedade se divide em três categorias:


1 – Psicoterapia
A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar na prevenção da resposta à exposição aos fatores que desencadeiam a ansiedade;

2 – Técnicas Complementares de Saúde
Mindfulness, ioga e estratégias de gerenciamento de estresse, são maneiras de tratar a ansiedade usando métodos alternativos;

3 – Medicamentos
Os médicos podem prescrever medicamentos ansiolíticos e antidepressivos.

Os medicamentos normalmente usados ​​para tratar a ansiedade incluem benzodiazepínicos para alívio dos sintomas a curto prazo, mas são evitados, se possível, devido ao alto risco de dependência. 

Outros medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, como o escitalopram, alteram efetivamente a química do cérebro para melhorar o humor e reduzir o estresse.


E quais as formas naturais para o controle da ansiedade?


As mudanças no estilo de vida podem aliviar parte do estresse e da ansiedade.

Portanto, essas mudanças consistem em cuidar do corpo e participar de atividades saudáveis. Veja:

Dormir bem;

– Meditar;

– Praticar exercícios físicos;

– Ter uma dieta saudável;

– Evitar álcool e cafeína;

– Abandonar o cigarro 

– Suplementar

Ansiedade e depressão


Se você tem um transtorno de ansiedade, também pode estar sofrendo de depressão. 

Embora a ansiedade e a depressão possam ocorrer separadamente, não é incomum que os distúrbios de saúde mental aconteçam juntos.

A ansiedade pode ser um sintoma de depressão clínica ou maior. Da mesma forma, o agravamento dos sintomas de depressão pode ser desencadeado por um transtorno de ansiedade.

Assim, você pode gerenciar os sintomas com os mesmos tratamentos: psicoterapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida.

E quanto aos suplementos?


Atualmente existem no mercado ótimos suplementos que podem ajudar no controle da ansiedade. 

Mas atenção! Antes de tomá-los consulte um profissional de saúde e procure empresas idôneas, afinal é a sua saúde que conta! 

L-Teanina: coadjuvante na promoção da calma e relaxamento sem provocar sonolência. É um aminoácido natural extraído de folhas de chá-verde.

Zembrin: é um ingrediente botânico inovador, patenteado, clinicamente comprovado para auxiliar na melhora do humor, da função cognitiva e diminuição da ansiedade e tensão. É composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, uma planta de origem Sul-Africana, que vem sendo utilizado há mais de 300 anos por povos indígenas, para alívio da fome, fadiga e melhora do humor, e pelos os seus efeitos sedativos, incluindo o seu uso terapêutico na diminuição da ansiedade e sintomas de depressão.

Pool para Ansiedade: Composto 100% natural que promove a diminuição da ansiedade, agitação e estresse durante o dia e melhora a qualidade do sono à noite.

Blend Pró Emocional: auxilia na diminuição da ansiedade e do estresse, aumentando a sensação de bem-estar durante o dia e a qualidade do sono à noite.

Magnólia: combate o estresse e ansiedade de maneira eficaz e natural. Possui efeito Antioxidante, Neuroprotetor e melhora a qualidade do sono.

Veja a linha completa de suplementos para o combate de ansiedade aqui

Você também pode gostar de ler:

Cansaço mental: o que fazer para melhorar