Uma pesquisa feita pelo Cresex (Centro de Referência e Especialização em Sexologia) revelou que 48,5% delas sofrem de falta ou diminuição do desejo sexual.
A segunda notícia é boa: existem várias formas para fazer com que a sua libido volte. Elas incluem uma visita ao médico ou psicólogo para determinar a causa do problema e a inclusão de alimentos e suplementos na dieta.
Neste blog post você vai saber mais sobre o funcionamento do desejo feminino, perda da libido e como recuperá-la.
Mas como funciona o desejo sexual na mulher?
Na mulher o desejo sexual normalmente atinge o pico durante os primeiros meses de um relacionamento, quando o romance, tempo passado juntos, o autoconhecimento mútuo e a intimidade emocional estão presentes em abundância, exercendo um efeito poderoso em sua libido.
Para a maioria das mulheres, mesmo aquelas com desejo sexual mais elevado, a libido pode diminuir em condições de grande estresse.
Para ter interesse pelo sexo em relacionamentos de longo prazo, a libido de uma mulher requer um impulso vital de seus estimulantes preferidos, especialmente os de relacionamento.
Acontece que, nas mulheres, tudo o que acontece no seu dia a dia afeta sua capacidade de sentir desejo e excitação.
Então não espere que sua parceira mude de trabalhadora e/ou mãe estressada para amante entusiasmada se você não estiver fazendo nada para aliviar a carga dela de maneira prática e fornecer apoio emocional.
Ao atender às necessidades da sua parceira regularmente, você evitará o acúmulo de ressentimento, que é uma das causas da falta de desejo sexual feminino.
Outras causas
A falta de desejo nas mulheres também pode ser desencadeada pela menopausa ou por disfunções sexuais.
Entre as principais disfunções femininas estão a ausência de orgasmo (anorgasmia), o vaginismo (que é a contração involuntária dos músculos próximos à vagina) e a dispareunia (dor durante a relação sexual).
Além disso, pode haver um descompasso entre o desejo feminino e o masculino, que costuma ser bem mais intenso.
No entanto, as principais causas da falta de desejo feminina são de cunho psicológico.
Mas entre as causas físicas existe ainda o Transtorno do desejo sexual hipoativo. Veja:
Transtorno do desejo sexual hipoativo (DSH)
É uma condição definida como uma disfunção sexual mental e física em que as mulheres não têm motivação ou perdem o desejo de fazer sexo por pelo menos seis meses, causando sofrimento a si mesmas ou problemas com seu parceiro.
Acredita-se que o DSH seja causado por um desequilíbrio nas vias neurais do cérebro, que pode levar ao aumento da inibição, diminuição da excitação e diminuição da capacidade de resposta aos estímulos sexuais.
O que fazer?
A mulher que enfrenta qualquer um dos problemas citados acima deve procurar um médico ou profissional da área de saúde mental. Apenas estes profissionais poderão diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento.
Outra saída para aumentar a libido feminina é a inserção de alguns alimentos e suplementos na dieta.
Entre os alimentos estão:
1 – Chocolate
Prefira os que tenham mais de 70% de cacau em sua composição. Este alimento ajuda na liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer;
2 – Amendoim
Não é mito. O amendoim contém arginina que participa da dilatação dos vasos sanguíneos e pode estimular o apetite sexual;
3 – Maca peruana
Muito procurado por mulheres na menopausa, estimula a produção de hormônios sexuais;
4 – Ostras
Estão ligadas à produção de hormônios sexuais pois têm nutrientes como zinco, fósforo e iodo que favorecem a estimulação;
5 - Pimenta malagueta
A capsaicina é uma substância encontrada nesta pimenta. Ela estimula os hormônios sexuais, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e aumenta a liberação de serotonina.
E quanto aos suplementos?
Existem alguns suplementos desenvolvidos especialmente para ajudar a recuperar a libido feminina. Veja:
Super Libido Feminino: suplemento que ajuda a estimular a libido, excitação e o desejo feminino. Também proporciona mais energia física e mental para o dia-a-dia;
Libifem: ajuda a estimular a libido feminina, colaborando com a excitabilidade, satisfação e frequência sexual. Além disso, auxilia na redução dos sintomas da menopausa por estimular e normalizar os níveis hormonais femininos.
Composto Afrodisíaco: estimula o Aumento da libido, disposição sexual e energia física e mental.
Maca Peruana: favorece a melhora do desempenho e vigor físico e mental, aumento da fertilidade, GH, desejo e energia, combate o estresse e o cansaço.
E não desanime! Lembre-se de que entre os melhores estimulantes sexuais femininos estão o seu bem-estar físico e mental e uma boa relação com o seu parceiro.
Qualquer que seja a causa da perda da libido, sempre haverá uma solução! Converse com seu médico e com seu parceiro e tenha uma vida sexual ativa e feliz!